Casos como o de Daniel Oliveira, deixam-me sempre com grandes esperanças no futuro da esquerda. Este genial comentador profissional, de uma coragem rara, demonstra todos os dias, nos blogues, na televisão e no Expresso, a sua capacidade de análise.
Fá-lo com enorme candura, dotando cada uma das duas notáveis afirmações de quase nenhuma ou mesmo total ausência de bases, mas substitui esse pormenor, com os seus preconceitos. Normalmente poupa esforços de simples raciocinio, confundido bases com preconceitos.
É um homem raro, onde claramente não existe nenhum filtro entre o que pensa e o que diz.
Temos bons exemplos.
Daniel, um homem que sempre se insurgiu contra a incompetência, afirma que a escolha de Fernando Seara, professor universitário, para ele, um homem do futebol, é uma aposta baixa, alertando para o terrível problema de termos “alguém do futebol” para dirigir a CML Não lhe interessa se Seara tem um currículo extenso na área da justiça e enorme experiência nesse campo, o que interessa é eleger, mais uma vez, o seu preconceito e ingnorância sobre a vida académica ao nivel de certeza.
Outro extraordinário exemplo de ginástica mental, é colar o bárbaro assassinato de uma jovem curda às mãos de um milhar de homens à guerra no Iraque.
Não sabendo nada sobre o assunto e poupando esforços em ler um bocadinho, Daniel mostra toda a sua capacidade de análise.
Pertencente a uma seita perseguida à centenas de anos por muçulmanos, com cerca de 600 mil membros, por uma ofensa de honra, a jovem foi apedrejada às mãos da sua família, adoram um arcanjo qualquer ainda que prestando culto a figuras do Velho testamento, um resquício das velhas religiões locais. Nem honra, nem ofensa, mas um acto bárbaro que tem algum paralelo junto de comunidades muçulmanas e que não é, infelizmente, caso único.
Daqui conclui, como só este génio pode concluir, que “que a ditadura sanguinária de Saddam era mais tolerante com os direitos das mulheres do que o Iraque que o Ocidente julgava ter convertido”, como podem imaginar, não é todos os dias que se encontram génios deste calibre.
2007/05/14
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment