2007/04/13

A culpa de outros

"(...)Acontece que isto não é só um problemazinho dele, afecta todo um País, e afecta também o seu próprio partido. Com ou sem Sócrates o PS tinha todas as condições para indicar um novo PM, e evitar novas legislativas. Tinha, mas já não tem. Ao cairem todos na tentação em que caiu uma boa parte do PSD, no período negro santanista, e ao reduzirem tudo a uma mera questão 'clubística' e de fé, para lá de qualquer réstia de lucidez, racionalidade, bom senso ou sentido de estado, canibalizam toda e qualquer coisinha que pudesse ter restado da maioria absoluta de que dispunham. Ponto.

Para terminar, apraz-me registar o regresso do jornalismo de investigação - puro e duro - agora que fechou "O Independente", lamentavelmente, e na esmagadora maioria dos casos, apenas sobre a forma de refreshes e mais refreshes ao blog, e caixas de comentários do Portugal Profundo. Acontece que não basta saber ler, é preciso saber pensar, e fazer contas... Dito isto o reitor da Universidade Independente até Junho de 1996, foi o Prof. Doutor Ernesto Costa, actualmente professor catedrático da FCT da Universidade de Coimbra, e só depois dessa data é que o Prof. Arouca assumiu o cargo de reitor. Vá lá, agora vão ouvir a 'genial' entrevista outra vez, na parte dos atrasos no certificado de equivalências ..." escreveu o Manuel da GLQL e eu lá fui obedientemente fazer isso mesmo.

Confirma-se o que mais se poderia temer no gabinete do PM: As criticas que choveram sobre as ignóbeis insinuações da blogsofera, com a qual Sócrates não perdia tempo, as de um "poderoso" (?!?!?) manipulador mediático como Marques Mendes e dois ou três Jornais nestas últimas 48 horas serão, ainda que lentamente, substituidas com elogios e no mínimo um espantado "...pelos vistos!".

Esta última notícia, que irá certamente aparecer nos jornais já amanhã, é terrivel e qualquer resposta que seja dada pelo Gabinete do PM, menos uma, obriga a pensar na possibilidade de o pedido de equivalencias feita no ISEL ter ocorrido na perspectiva da chegada de Arouca. É bom que Sócrates apresente um pedido feito ao ISEL em julho de 95, o que para quem guarda recibos de propinas deve ser coisa simples, sob pena de criar uma situação insustentável. Uma situação da qual só pode resultar favorecimento para Sócrates.
Vamos ver o que se seguirá.

Temos então, as questões:

Para os Serviços da AR
A biografia parlamentar, onde está o original?
Como é que existem registos diferentes na AR, em sitios diferentes, com base num só documento e o mesmo desapareceu?
Quando aparece a fotócopia com os acrescentos?
Quando se corrige uma biografia (no original e a horas presumo) porque é que os serviços não ligam peva e na edição respectiva fica a informação errada?

Para Sócrates ou Serviços do ISEL
Quando foi pedido o certificado de equivalencias ao ISEL por José Sócrates? Um ano antes? Menos? Muito menos?! Depois de Junho de 96?

Para não haver mais surpresas
Se afinal Sócrates ainda teve tempo para andar inscrito na Lusíada (aposto que só tirou negativas) e em Direito (?!!) não seria melhor sabermos se por acaso não andou a tirar outro curso qualquer na Covilhã?


Estou numa fase em que realmente já só espero que "isto" tenha mesmo uma resposta com alguma lógica.


Aditamento (que não me consola nada):

Certificados de Sócrates com notas e datas diferentes 13.04.2007 - 20h05 Ricardo Dias Felner

Um certificado de habilitações de José Sócrates, cujo original está na posse da Câmara Municipal da Covilhã, não coincide com o certificado que consta do seu dossier de aluno na Universidade Independente (UnI) e que foi revelado na RTP, na quarta-feira, pelo próprio primeiro-ministro.

(...)

As notas agora reveladas pelo certificado enviado para a Câmara Municipal da Covilhã correspondem às notas inscritas numa folha, apresentada como pauta ao PÚBLICO, que faz parte do dossier de aluno de José Sócrates. Na primeira investigação publicada sobre o caso neste jornal, no dia 22 de Março, já se dava conta das divergências de notas registadas nessa pauta e no certificado de habilitações que também constava do processo.

in Público mais documentos em causa

No comments: