2006/05/18

Se dúvidas houvesse

... que PG é um magnifico spin doctor este post dissiparia qualquer dúvida.
Aliando uma inteligência, muito acima da média dos outros spin doctors que eu conheço e extraordinários conhecimentos, faz uma extraordinária e inovadora análise política da intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre Manuela Ferreira Leite.

Ele viu, como ninguém, que MRS “não colocou um ponto final na sua carreira política e que ainda deseja -- ou que, pelo menos, admite essa hipótese -- regressar à liderança do PSD” e logo tratou de acautelar distâncias e (suponho) proximidades com o actual líder, que obviamente PG vê como de transição, sendo que até aqui não se distingue de ninguém. Quase fico enternecido com tanta perspicácia.

Eu, muitíssimo menos inteligente que PG, imagino cenário diferente, bem diferente, onde as intervenções de MLF que, à semelhança de qualquer ser humano, possui inegáveis qualidades e por vezes espantosos e quase paradoxais defeitos, tiveram um propósito óbvio de marcar terreno, forçar a porta. E ainda bem, até porque já percebeu o mesmo que MRS, que o tal “líder de transição” será seguramente o mesmo que irá a votos em 2009.

MRS, na minha modesta opinião, nunca deixará de ter ambições políticas mas, porque é quase tão inteligente como PG, tenho cá para mim que estando bem informado do trabalhinho de sapa que o pequeno mas irrequieto Mendes anda a fazer dentro do PSD, ainda por cima com mais 3 aninhos para ir solidificando a sua influência, já imagina o resultado do esperado Congresso de 2008.

Aqui entrará em acção aquilo a que alguns chamam a tradicional adoração do PSD pelo Poder, sendo que só nessa altura é que se verá se Mendes tem o que é preciso para ganhar. Algo que poderá depender muito do estado em que se encontrar o Governo socialista, mas que não muda nada na liderança social-democrata. MRS, sabe bem disso e lá o vem dizendo devagarinho enquanto vai fazendo uns favores à actual liderança.

Concluindo, caro PG, sabe aqueles clips para memória futura que, periodicamente põe nos seus magníficos posts? Ponha também nesse, mas não se preocupe que seja como for, eu depois relembro-lhe a sua lúcida análise daqui a 2 anos.

No comments: